A vacinação foi a segunda medida que mais efeito teve na redução da mortalidade e no crescimento da população, a seguir à água potável.

A maioria dos países em todo o mundo adotou um Programa Nacional de Vacinação (PNV), que pretende controlar doenças graves para as quais existem vacinas eficazes e seguras.

Em 1965 surgiu o primeiro PNV em Portugal trazendo consigo todos os benefícios para a saúde da população e, particularmente, das crianças.

Desde então já conseguimos erradicar algumas doenças, como a varíola, e outras são praticamente inexistentes em Portugal.

Benefícios da Vacinação

  • Podem salvar a vida do seu filho, ao protegê‐lo contra doenças graves e suas complicações.
  • Promovem a imunidade de grupo: a maioria das vacinas interrompe a circulação de microorganismos entre pessoas. Assim, quando nos vacinamos estamos a proteger todos os que nos rodeiam.
  • Ajudam a controlar doenças e, por vezes, a eliminá‐las.
  • As vacinas são seguras: são submetidas a estudos rigorosos e continuam a ser vigiadas após a sua comercialização. Como todos os medicamentos, podem ter efeitos secundários, no entanto esses efeitos são temporários e mínimos quando comparados com as vantagens das vacinas.
  • As vacinas do PNV são gratuitas para todos aqueles que se encontrem em Portugal.

Programa Nacional de Vacinação

O PNV em Portugal foi atualizado em 2017, passando a ser recomendada a realização de 11 vacinas até aos 18 anos de idade e, durante toda a vida, a vacina contra o tétano e difteria.

Durante a gravidez, entre as 20 e as 36 semanas de gestação, também deve ser realizada uma vacina suplementar que irá proteger o seu bebé (tosse convulsa).

Grupos com risco acrescido para determinadas doenças poderão beneficiar de outras vacinas, que serão aconselhadas pelo seu médico.

Existem Vacinas além das incluídas no PNV ?

Existem outras vacinas, que não são gratuitas, mas que estão recomendadas e disponíveis em Portugal caso queira dar uma proteção adicional ao seu filho ou vá viajar para um país diferente. Procure informar- se junto do seu médico.

Para Esclarecer …

  • Não ache estranho que o seu filho faça a “mesma” vacina várias vezes: geralmente é preciso receber várias doses da mesma vacina para reforçar a resposta imunitária e assim aumentar a eficácia.
  • Respeite o esquema recomendado e as datas indicadas no Boletim de Vacinas: não deixe de vacinar o seu filho porque está constipado ou a tomar antibiótico.

Dr.ª Raquel Carreira

Dr.ª Susana Alexandre

Pediatria